GIDE: Gestão Integrada da Escola
Sistema GIDE - Bola Preta
“Num tempo página infeliz da nossa história,
passagem desbotada na memória
Das nossas novas gerações
Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações...”
Sim, o carnaval acabou e o título desse texto não se refere ao famoso Cordão da Bola Preta, trata-se de uma manobra violenta, autoritária, mas imposta com muita sutileza...
Refiro-me ao chamado Sistema GIDE apresentado aos Professores na reunião do dia 02 de abril nas Escolas da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o texto intitulado: Introdução, o objetivo do Sistema GIDE é melhorar significativamente os indicadores da atividade fim da Escola, tendo como referência as metas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estabelecidas pelo Ministério da Educação, IDERJ e do indicador da GIDE, o IFC/RS – Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social.
O referido método apresenta gráficos e metas a partir de cálculos matemáticos onde avaliações numéricas e porcentuais transformam-se em bolinhas coloridas (vermelhas, amarelas ou verdes), utilizadas para avaliar tudo e todos nas Escolas. Porém, momento algum leva em consideração os salários dos Professores, que pode muito bem ser considerado bola preta.
Ou seja, o método avalia tudo que se pode ser avaliado nas Escolas, mas não avalia o nosso salário de R$ 765,66. Como pode ser justo isso?
E o desempenho da própria Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, por que não está sendo avaliada pelo Sistema GIDE? Qual a cor da bolinha que você dá para a SEEDUC?
“Cálice...
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...”
Além do referido método não trazer avaliações sobre os nossos vencimentos e sobre o desempenho da SEEDUC, ao ser apresentado pelas Direções das Escolas, nos é avisado que “o espaço para esse tipo de discussão é junto ao Sindicato”! Entenda “esse tipo de discussão” como sendo as discussões referentes aos nossos salários.
Como fica o meu caso?
Sou um Professor bolinha azul, trabalho além das metas e do currículo mínimo apenas pela minha noção Ética, afinal, sou Professor de Filosofia. Como meu salário (R$ 765,66 com descontos R$ 681,44), é bolinha preta, onde o Sistema GIDE pode me ajudar?
E o princípio de isegoria imprescindível à democracia?
Sem contar o princípio de isonomia!
Não se trata de fazer piada, a coisa é séria, mas já que aprendi como funciona o Sistema GIDE, posso dizer que a situação está bolinha preta, nossos salários são bolinha roxa, a conta de muito Professor está bolinha vermelha, o Itaú, cuidado! Está sempre de boca aberta com sua bolinha laranja, a corrupção está bolinha cor de lama, a democracia está bolinha marrom...
“Como é difícil
Acordar calado
Se na calada da noite
Eu me dano
Quero lançar
Um grito desumano
Que é uma maneira
De ser escutado...”
Marcelo Anelhi
Professor da Rede Estadual do RJ
Publicado no Blog Pó de Giz
Sistema GIDE - Bola Preta
“Num tempo página infeliz da nossa história,
passagem desbotada na memória
Das nossas novas gerações
Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações...”
Sim, o carnaval acabou e o título desse texto não se refere ao famoso Cordão da Bola Preta, trata-se de uma manobra violenta, autoritária, mas imposta com muita sutileza...
Refiro-me ao chamado Sistema GIDE apresentado aos Professores na reunião do dia 02 de abril nas Escolas da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o texto intitulado: Introdução, o objetivo do Sistema GIDE é melhorar significativamente os indicadores da atividade fim da Escola, tendo como referência as metas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estabelecidas pelo Ministério da Educação, IDERJ e do indicador da GIDE, o IFC/RS – Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social.
O referido método apresenta gráficos e metas a partir de cálculos matemáticos onde avaliações numéricas e porcentuais transformam-se em bolinhas coloridas (vermelhas, amarelas ou verdes), utilizadas para avaliar tudo e todos nas Escolas. Porém, momento algum leva em consideração os salários dos Professores, que pode muito bem ser considerado bola preta.
Ou seja, o método avalia tudo que se pode ser avaliado nas Escolas, mas não avalia o nosso salário de R$ 765,66. Como pode ser justo isso?
E o desempenho da própria Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, por que não está sendo avaliada pelo Sistema GIDE? Qual a cor da bolinha que você dá para a SEEDUC?
“Cálice...
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...”
Além do referido método não trazer avaliações sobre os nossos vencimentos e sobre o desempenho da SEEDUC, ao ser apresentado pelas Direções das Escolas, nos é avisado que “o espaço para esse tipo de discussão é junto ao Sindicato”! Entenda “esse tipo de discussão” como sendo as discussões referentes aos nossos salários.
Como fica o meu caso?
Sou um Professor bolinha azul, trabalho além das metas e do currículo mínimo apenas pela minha noção Ética, afinal, sou Professor de Filosofia. Como meu salário (R$ 765,66 com descontos R$ 681,44), é bolinha preta, onde o Sistema GIDE pode me ajudar?
E o princípio de isegoria imprescindível à democracia?
Sem contar o princípio de isonomia!
Não se trata de fazer piada, a coisa é séria, mas já que aprendi como funciona o Sistema GIDE, posso dizer que a situação está bolinha preta, nossos salários são bolinha roxa, a conta de muito Professor está bolinha vermelha, o Itaú, cuidado! Está sempre de boca aberta com sua bolinha laranja, a corrupção está bolinha cor de lama, a democracia está bolinha marrom...
“Como é difícil
Acordar calado
Se na calada da noite
Eu me dano
Quero lançar
Um grito desumano
Que é uma maneira
De ser escutado...”
Marcelo Anelhi
Professor da Rede Estadual do RJ
Publicado no Blog Pó de Giz
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