Caro Professor


Este blog nasceu após muitas conversas com os colegas professores, no cotidiano das escolas, nas salas dos professores, nos corredores, nos cafezinhos, como também em muitas reuniões.
Fomos descobrindo que a Ideologia, identificada com o neoliberalismo, tornara-se nossa maior inimiga, muito mais até que o próprio Sistema e do governo que o mantém.
Descobrimos que a luta concreta está no ter a consciência de toda influência ideológica no fazer a educação, na atuação dentro da sala de aula, no discurso pedagógico do professor. E que a fala e o agir dos dirigentes governamentais têm se prestado para a manutenção do espírito capitalista na educação.
Longe de nós o fanatismo esquerdista. O problema é que a culpa da educação andar capenga fica somente nas costas do professor. As Secretarias de Educação têm um discurso confuso que utiliza linguagem da esquerda para manter posicionamentos de direita, deixando a impressão que deram toda contribuição e subsídios para que a educação seja transformadora dessa sociedade consumista e do lucro, onde o ser humano vale menos que o capital. Daí este blog que ora apresentamos para sua apreciação e principalmente para sua opinião e debate.

Última atualização em 07 de agosto de 2011

Livros

Livro da Editora Unesp

NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE REDES MUNICIPAIS

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVO

Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores.
Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.
Clique aqui para download do e-book.



OS (DES)CAMINHOS DA ESCOLA: traumatismos educacionais
 EZEQUIEL THEODORO DA SILVA

Sinopse
Qual é a técnica que devo utilizar em classes superlotadas? O que devo fazer para motivar alunos que dormem em aula? A dinâmica de grupo é melhor do que a aula expositiva? Você recomenda a utilização do estudo dirigido para alunos de 1º grau? Qual é o melhor método para alfabetizar crianças subnutridas? O que você sugere em termos de técnicas de estudo para alunos que trabalham? A escola nova deve somente propor pesquisa, não é mesmo? Que tal o ensino programado como técnica para individualizar a instrução? A cópia e o ditado, como técnicas, já estão realmente ultrapassados? Que técnica?... Que meio...? Que recurso...? Que estratégia...? Que procedimento...? De que jeito...?

Sumário
Prefácio à 8ª edição; Prefácio à 6ª edição; Apresentação à 5ª edição; Apresentação à 3ª edição; Apresentação à 2ª edição; Prefácio, Dermeval Saviani; Sobre a obra: palavras iniciais; 1. Barafunda metodológica; 2. O dia a dia de um professor; 3. Malformado e mal-informado; 4. Abaixo as muralhas da universidade; 5. "A educação e o trabalho" : análise da análise; 6. O problema das normas linguísticas;
7. Epidemia na e da pesquisa; 8. Escola de rico e escola de pobre; 9. Qualidade versus quantidade; 10. Importância da leitura: um diálogo com o aluno universitário; 11. Desassimilação de hábitos adquiridos; 12. Pá-lavras.