NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE REDES MUNICIPAIS
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVO
Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores.
Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.Clique aqui para download do e-book.
OS (DES)CAMINHOS DA ESCOLA: traumatismos educacionais
EZEQUIEL THEODORO DA SILVA
Sinopse
Qual é a técnica que devo utilizar em classes superlotadas? O que devo fazer para motivar alunos que dormem em aula? A dinâmica de grupo é melhor do que a aula expositiva? Você recomenda a utilização do estudo dirigido para alunos de 1º grau? Qual é o melhor método para alfabetizar crianças subnutridas? O que você sugere em termos de técnicas de estudo para alunos que trabalham? A escola nova deve somente propor pesquisa, não é mesmo? Que tal o ensino programado como técnica para individualizar a instrução? A cópia e o ditado, como técnicas, já estão realmente ultrapassados? Que técnica?... Que meio...? Que recurso...? Que estratégia...? Que procedimento...? De que jeito...?
Qual é a técnica que devo utilizar em classes superlotadas? O que devo fazer para motivar alunos que dormem em aula? A dinâmica de grupo é melhor do que a aula expositiva? Você recomenda a utilização do estudo dirigido para alunos de 1º grau? Qual é o melhor método para alfabetizar crianças subnutridas? O que você sugere em termos de técnicas de estudo para alunos que trabalham? A escola nova deve somente propor pesquisa, não é mesmo? Que tal o ensino programado como técnica para individualizar a instrução? A cópia e o ditado, como técnicas, já estão realmente ultrapassados? Que técnica?... Que meio...? Que recurso...? Que estratégia...? Que procedimento...? De que jeito...?
Sumário
Prefácio à 8ª edição; Prefácio à 6ª edição; Apresentação à 5ª edição; Apresentação à 3ª edição; Apresentação à 2ª edição; Prefácio, Dermeval Saviani; Sobre a obra: palavras iniciais; 1. Barafunda metodológica; 2. O dia a dia de um professor; 3. Malformado e mal-informado; 4. Abaixo as muralhas da universidade; 5. "A educação e o trabalho" : análise da análise; 6. O problema das normas linguísticas; 7. Epidemia na e da pesquisa; 8. Escola de rico e escola de pobre; 9. Qualidade versus quantidade; 10. Importância da leitura: um diálogo com o aluno universitário; 11. Desassimilação de hábitos adquiridos; 12. Pá-lavras.
Prefácio à 8ª edição; Prefácio à 6ª edição; Apresentação à 5ª edição; Apresentação à 3ª edição; Apresentação à 2ª edição; Prefácio, Dermeval Saviani; Sobre a obra: palavras iniciais; 1. Barafunda metodológica; 2. O dia a dia de um professor; 3. Malformado e mal-informado; 4. Abaixo as muralhas da universidade; 5. "A educação e o trabalho" : análise da análise; 6. O problema das normas linguísticas; 7. Epidemia na e da pesquisa; 8. Escola de rico e escola de pobre; 9. Qualidade versus quantidade; 10. Importância da leitura: um diálogo com o aluno universitário; 11. Desassimilação de hábitos adquiridos; 12. Pá-lavras.